Foto: Gabriel Haesbaert (Diário Arquivo)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender por 60 dias o repasse de mensalidades a quatro associações de aposentados que concentram reclamações de cobrança indevida - ou seja, sem a autorização dos beneficiários. Juntas, elas concentram mais de 800 mil filiados. Em Santa Maria, pelo menos 26 aposentados lesados procuraram o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). As informações são do portal UOL.
O órgão vai apurar se as entidades cometeram irregularidades na busca de novos filiados. A suspeita é que as associações estão usando ofertas de empréstimo consignado ou seguro de vida para camuflar a adesão ou até obrigar o segurado a se associar.
Quem se sentir lesado deve buscar a reparação junto ao próximo INSS ou à Justiça.
26 aposentados de Santa Maria foram vítimas de fraude de seguro
A Associação Beneficente de Auxílio Mútuo ao Servidor Público (Abamsp), Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência (Anapps), Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbapi) e Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Centrape) já estão com o repasse de junho suspenso.
"A decisão de suspender o repasse, além de motivada pelos indícios de irregularidades nos descontos, ocorreu porque cresceu consideravelmente, no último ano, a quantidade de reclamações de segurados em relação ao desconto associativo. O INSS recebe, todos os meses, nas agências, cerca de três mil reclamações que pedem exclusão de descontos indevidos, ou seja, quando o beneficiário não reconhece o percentual descontado", informou o INSS, por meio de nota.